“Pra minha filha” é o nome provisório do projeto de pesquisa da bailarina e coreógrafa Dani Lima para o Rumos Dança 2009/2010, com a colaboração dos coreógafos convidados Marcela Levi e João Saldanha.
DANI LIMA
Dani Lima nasceu no Rio em 1965. Sua formação artística abarca das técnicas de balé, dança moderna e contemporânea e contato-improvisação, às artes circenses, ao teatro e à performance. Foi fundadora e integrante da Intrépida Trupe durante treze anos. Graduou-se em Jornalismo em 1998.
Sua trajetória foi enriquecida através dos anos por workshops com vários artistas, tais como Sonia Motta, Dudude Herrmann, Nienke Reehorst, Thomas Lehmen, Vera Mantero, Olga Mesa, Juan Dominguez, João Fiadeiro, entre outros.
Em 97 criou sua companhia, com a qual tem realizado diversos espetáculos, performances e workshops: Piti/1998; Nato/1999; Digital Brazuca/2001; Vaidade/2001; Falam as partes do todo ?/2003; Vida real em 3 capítulos /2006. Seu trabalho à frente de seu grupo investiga questões de identidade/alteridade, memória, percepção, investindo em experiências transdisciplinares na dança e no desenvolvimento de uma “poética do corpo cotidiano”.
Dani é Mestre em Teatro pela Uni-Rio (2005), publicou o livro “Corpo, política e discurso na dança de Lia Rodrigues” (2007). Desde 2001 faz parte do corpo docente da Faculdade de Dança, UniverCidade, RJ. Também tem trabalhado em colaboração com vários artistas e grupos brasileiros, tais como Lia Rodrigues, Marcela Levy, Denise Stutz, Gustavo Ciríaco, Tatiana Grinberg, João Modé, Christiane Jatahy, Felipe Rocha, Michel Melamed, Intrépida Trupe, entre outros.
Mais detalhes sobre Dani Lima aqui.
MARCELA LEVI
Marcela Levi (1973, Rio de Janeiro) é performer e coreógrafa. Formou-se pela escola de Dança Angel Vianna; foi membro da Lia Rodrigues companhia de Danças durante oito anos. Em 2002 começou a desenvolver projetos solos que se situam entre a dança contemporânea e as artes visuais. Seus trabalhos vêm sendo apresentados em festivais e centros de arte de vários países da América Latina e da Europa. Paralelamente, colabora com os coreógrafos Vera Mantero, Dani Lima, Cristina Moura, Gustavo Ciríaco e com os fotógrafos Claudia Garcia e Manuel Vason.
Em 2006 foi contemplada com a bolsa do centro de intercâmbio Les Récollets (França) e com o Prêmio Klauss Vianna de Dança com o patrocínio da Petrobras. Em 2007, junto com a artista visual Laura Erber, recebeu a bolsa de artes Batiscafo-Triangle Arts de residência em Havana (Cuba) e foi contemplada com o Programa Rumos Itaú Cultural Dança. Em 2008 foi convidada, junto com Flavia Meireles, para participar do programa Artistas en Residencia – La Casa Encendida e Universidad de Alcalá de Henares (Alcalá de Henares – Madrid).
Atualmente Marcela desenvolve o projeto em redor do buraco tudo é beira, contemplado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte – no Programa de Bolsas de Estímulo à Criação Artística, em colaboração com a bailarina Flavia Meireles e a artista visual Laura Erber.
Residências artísticas
Portugal, Lisboa / 7º Encontro Internacional Dançar o que é nosso, maio de 2003
França, Paris / Centre International d’accueil et d’échanges des Récollets, maio, junho e julho de 2006
Cuba, Havana / Proyeto Programa de Residencias Batiscafo – Triangle Arts, novembro de 2007
Espanha, Barcelona / DBM – Mediterranean Dance Meeting – Think-Thank, fevereiro de 2008
Espanha, Alcalá de Henares – Madrid / Artistas en Residencia – La Casa Encendida e Universidad de Alcalá de Henares (UAH), março de 2008
Mais detalhes sobre Marcela Levi aqui.
JOÃO SALDANHA
Info sobre João Saldanha aqui.
Deixe um comentário